30 de dezembro de 2006

Eu, você, todos nós.

Simplicidade. Consciência de que relacionamento, convivência são excludentes em alguns momentos. Não há por que brigar por isso. Os sonhos (a assustadora garotinha e sua arca contendo seu enxoval para daqui a 20 anos; eletrodomésticos- já peças de um museu de sonhos e tiques, paralisados no tempo como um tesouro ainda a ser vivido) e todas a "tolices" pessoais a serem retidas mais do que vividas através das fotos ou de um relacionamento na internet.
Transformados os modos de percepção, desdobrados em algo que não alcançamos e muito menos podemos controlar, memória e e duração são colocadas em cheque. Os relacionamentos não virtuais são tão circunstanciais quanto os da internet, uma subjetividade estranha emerge. O que permanece é a tendência frágil de narrar para poder reter qualquer coisa, um sentimento que seja, uma história ao menos. Se imagens estáticas não significam nada até que ganham vida através de uma narração, de um pequeno conto em que as pessoas nas fotos são como personagem de uma fotonovela que trazem de volta o sabor de relações em que os sentimentos são vividos ( e por que não dramatizados, e por que não cheios de clichês) e não castrados. Que assim seja a arte contemporânea e que pelo menos o cinema nos dê isso de presente.

E que o ano novo seja como esse filme.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi! faz muito tempo q vi, tá longe... A cena mesma do sapatinho foi, na sessão comentada aqui em POA, para um, besteirol, para outro, simplicidade: não faz mal, já ouvimos isso não? Beleza ver q a imagem (a tela a memoria o toque ...) ainda age (no filme com candura) se passível (bem passível)de ser inquirida, cutucada. As crianças s~ bem tratadas, não? O garotinho (q beleza!) e todos os personas brigam ainda recuperar aquilo q ainda pode ser vivido, e o vivido é o real e o virtualmente experimentado. Acho q me alonguei, já vou, aquele abraço, erk.

Anônimo disse...

Oi!

Obrigado pelo comentário lá no Velho. Não tenho tido tempo de ler blogs, e nem de escrever no meu.

O seu novo template fica incompleto no Firefox. Peça para quem de direito ajeitar.

Beijo.